Aldeia Alegria Nova
Na aldeia Alegria Nova vivem 16 familias. Todas residem na aldeia em um total de 12 casas. Em sua maioria são das familias Conceição, Brito e Machado. Os Brito aqui citado são da mesma familia do Sr. Maninho, fundador da TI Mata Medonha.
A maioria é nascida nas imediações dos rios Gibura, Cai, do Sul, Corumbau e Palmares, todos inseridos na area reivindicada pelos Pataxó.
A aldeia Alegria Nova, também é uma área "retomada" dentro dos limites do Parque Nacional do Descobrimento, próxima ao rio do Sul e córrego Três Capangas — várias vezes citado pelos índios mais velhos, de onde abastecem de água para beber.
A principal família é a do Sr. Gentil Brito da Conceição (63 anos), irmão do cacique da TI Mata Medonha, e Dona Romilda (75 anos). Ele nasceu em Barra Velha e viveu 13 anos na aldeia Boca da Mata, saiu de lá por pressão do IBDF. Filho de Donato de Brito Conceição e Maria Francisca da Conceição mudou-se para região do rio Caí em 1955, onde "abriu posse", próxima a área que atualmente é do PND.
Quando casou com D. Romilda foi morar próximo ao rio do Sul, em terras da família dela, aproximadamente 80ha, segundo documentação do INCRA. O Sr. Gentil, disse que a terra deles era cercada de grandes fazendas, até que a BRALANDA comprou uma área do Sr. Mascarenhas e passou a pressioná-los a vender. Como não aceitaram as propostas, foram expulsos da terra em 1974, sob a alegação de que estavam em terras que a empresa havia adquirido.
Durante a entrevista que realizei na aldeia Alegria Nova, a família de Dona Romilda se emocionou muito, pois afirmam que os atos de violência foram muitos. Segundo informação dos índios, durante a expulsão que, inclusive teve total apoio de agentes policia de Prado, as familias indigenas foram obrigadas a fiigir em uma noite chuvosa, ocasionando a morte de uma das filhas de D. Rornilda que estava corn sarampo.
Sr. Gentil contou que a terra era toda cultivada. "Lá tinha roça de tudo quanto é tipo, tinha 30 tarefas de mandioca, 5 ha de café, banana, cacau, laranja, etc". Informou tarnbém que a BRALANDA mandou queimar 3 casas e uma farinheira.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home