sábado, julho 22, 2006

Aldeia Tauá

Na Aldeia Tauá vivem 43 familias (cadastradas no levantamento populacional), 12 moram no povoado chamado Veleiro e 31 residem no Tauá. Entretanto, após reuniões junto aos indigenas, o grupo se mostrou reticente em pleitear a inclusão da aldeia nos limites da TI Comexatiba. Em vários momentos alguns indígenas, principalmente mulheres, chegaram a chorar frente à possibilidade de passar por pressões por parte dos fazendeiros. A princípio a grande maioria pede que apenas a FUNAI regularize a área como terra dominial.

É importante frisar que a Aldeia Tauá é uma posse de aproximadamente 10 tarefas cercada por grandes fazendas. Na documentação apresentada pelo cacique Walmir existe uma guia de recolhimento de impostos do INCRA, que está em nome do indio Cesário, residente na Aldeia. Por falta de opção, pois a terra não é suficiente para um grupo de 31 familias que vivem dentro da aldeia, a maioria busca empregos junto aos fazendeiros da região, e temem as represálias dos mesmos. Para se ter idéia da pressão provocada pelos proprietários das redondezas, no dia da reunião junto ao Pataxó da Aldeia Tauá, ouvimos tiros de espingarda na direção do centro da Aldeia, e mais alguns no sentido da porteira.


Texto extraído do Estudos de "Fundamentação Antropológica necessários a identificação e delimitação da Terra Indígena de Comexatiba (Cahy/Pequi) da Antropóloga - Leila Silvia Burger Sotto-Maior