sábado, julho 22, 2006

Aldeia Velha

Aldeia Velha: É o núcleo Pataxó mais recentemente consolidado. trata-se de um antigo assentamento indígena de onde as famílias residentes foram expulsas nos anos sessenta e setenta. Após algumas tentativas para reocupar o local, já nos anos noventa, que não lograram êxito pela reação de um pretenso proprietário, estas famílias conseguiram, finalmente, no início de 1998, fixarem-se no local, que passou a aglutinar várias outras famílias pataxó até então dispersas pelos núcleos urbanos costeiros do município de Porto Seguro (Arraial d'Ajuda, Trancoso, Caraíva, etc), reunindo, então, 199 habitantes. Situa-se à margem esquerda do estuário do rio Buranhém, em frente à cidade de Porto Seguro e imediatamente a montante da povoação de Arraial d'Ajuda.

5 Comments:

At 9:15 PM, Blogger Unknown said...

Nossa! Que legal ler sobre essa aldeia. Em 2005 conheci um índio que mora nela, o nome dele é Turymatã Pataxó. Faz tempo que não tenho notícias dele.
Parabéns pelo blog, muito bom!

 
At 10:29 PM, Blogger Unknown said...

Que interessante!!!
Fui até a Bahia-Porto seguro e conheci vários índios.Minha filha pediu para tirar foto com um índio adulto e ele disse:
-2 caimbá!!!
Minha filha voltou toda decepicionada,perguntei oque tinha havido e ela me contou o ocorrido e também não entendi nada!!!Um homem ao lado, deu uma risada e disse:
-Ele quer dizer 2 reais!!!

Então dei ao índio os 2 reais tirei a foto e perguntei como se falava obrigado.Foi uma esperiencia ótima um dia espero voltar lá!!!
Parabéns pelo blog,ótimo

 
At 1:17 PM, Blogger Eliani Pinheiro said...

Tive o prazer de conhecer no Revelando São Paulo duas irmãs indígenas desta aldeia. Uma delas se chama Tamikuã Pataxó e gostaria de manter contato com ela, afinal pessoas doces como elas não se encontra todo dia.
Inclusive tenho foto com ela no meu orkut.
Abraços.
Eliani Pinheiro

 
At 9:55 AM, Blogger rosinha said...

a aldei velha e um lugar muito bonito s alguem tiver interesse em conhecer vai ser bem vido

 
At 11:36 PM, Blogger Apolônio da Silva said...

Olá! A pouco tempo descobri que tenho ascendência Pataxó, e gostaria de tatuar meus braços com uma pintura tradicional pataxó. Mas não encontro material. você tem alguma fonte para indicar? desde já agradeço! Bruno Costa

 

Postar um comentário

<< Home